Milena Cristo

‘Diálogos’ oferece oficinas de teatro, música e dança a preço popular

abril 16, 2019 - Publicado por milena


O
evento acontecerá nos dias 25 e 26 de abril com oficinas para crianças, idosos e professores

A iniciativa Diálogos Culturais oferece, entre os dias 25 e 26 de abril, nove oficinas de teatro, música e dança, por apenas R$20 a oficina. O evento acontecerá em parceria com o Studio Fabíola Capri – Petiné e atenderá público de várias idades. Zek Ramos, idealizador do evento, acredita na necessidade de ações que facilitem o acesso ao ensino das Artes. “Infelizmente, em nosso país, o conhecimento especializado continua sendo privilégio de poucos. Por isto é importante criar medidas de reparação e pensar a melhor forma de correlacionar a arte com o fator social para uma construção crítica e respeitosa das pessoas”.
Com abordagem interdisciplinar, o evento incentiva a prática de linguagens artísticas diferentes, dando um panorama composto por aulas que se complementam. “Apesar das oficinas terem um tratamento que se finalizam por si mesmas, elas devem ser compreendidas como complementares, pois as manifestações artísticas se dão de forma fluída. Garantir o acesso para todas as idades, a preços populares, certamente é um fator determinante para a conscientização destas necessidades”.

9165eb5a-b87b-4054-82ae-cee9105e32f3
Zek Ramos, diretor teatral formado pela Faculdade CAL de Artes Cênicas (RJ), aplicará as oficinas de “Jogos Teatrais para crianças”, a partir do método de Viola Spolin; “Teatro para Terceira Idade”, com metodologia de Tina Landau chamado “Viewpoints” para pessoas com mais de 50 anos; e “Teatro para professores”, com proposta de Augusto Boal, que dialoga com a pedagogia de Paulo Freire. “A construção de conhecimentos, sejam eruditos ou populares, precisam ser pensados de forma democrática, considerando o caráter transformador que a Arte possui”, afirma.
As oficinas de “Musicalização Infantil”, “Musicalização Juvenil” e “Regência Coral” serão realizadas pelo maestro Weider Martins, especialista em Educação Musical pela FURB (SC). “A criança precisa ser estimulada a todo momento. A música tem o poder de potencializar diversas áreas”, afirma. A abordagem de escuta ativa, segundo os preceitos de Murray Schafer e de corpo e música, conforme Dalcroze e Kodaly, entendem que a música está ao nosso redor e faz parte do nosso cotidiano. “Ela está em nós”, completa.
A parceria com o Studio Fabíola Capri – Petiné garantiu as oficinas de “Ballet”, “Sapateado” e “Fit”. A bailarina Fabíola Schiebelbein, formada em Dança Clássica pela Escola de Teatro Bolshoi e Mestre em Educação pela UEPG, aposta na iniciativa interdisciplinar. “Observamos de maneira habitual que a forma como nos movemos são construções sociais e, compreender a maneira como é organizado o movimento corporal é essencial para um corpo saudável que se respeite. Por isto oferecemos oficinas de ballet, sapateado e fit, que exploram os muitos modos de tratamento do corpo e de se pensar em dança”, conclui.
As inscrições estão abertas até dia 24 de abril pelo site www.dialogosculturais.com, o pagamento deve ser feito apenas em espécie no dia do evento. A inscrição em mais de uma oficina garante desconto. O evento acontecerá no Studio Fabíola Capri – Petiné, na Rua Euzébio Batista Rosas 480, Jardim Carvalho.

Foto: André Tenório